segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

2009

Um balanço de 2009...

Ainda assim, apesar de não ter atingido tudo o que queria, foi um ano fenomenal!!

Foi, de facto, um ano vivido em função do triatlo.

Porque um dos grandes objectivos para 2009 era o de passar do desastre que foi a primeira participação numa prova de triatlo, o super sprint de Peniche em 2008 (375m swim + 10km bike + 2500m run), onde coloquei a hipótese de me afogar ali no meio, onde subi duas vezes para o barco do ISN, e onde me apaixonei perdidamente por este desporto fantástico que é o triatlo, para o de acabar condignamente um triatlo na distância olimpíca (1500m swim + 40km bike + 10km run). E consegui. Em Setembro de 2009, em Setúbal, com condições de Mar um pouco adversas para a prática de natação, concluí, sem sobressaltos, os 1500m. O segmento de bicicleta é sempre o mais fácil, a corrida saiu tranquila, dado o percurso com declives acentuados.

Pelo meio, várias provas, diferentes de tudo o que tinha feito até então, com classificações diferentes daquelas a que me habituei nos 400m barreiras (1º lugar), mas nem por isso menos prazeirosas:
  • Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos, uma corrida nocturna fora de estrada, com 38,5km, em Agosto, à Lua cheia, lindo, lindo!!! Muita dor, muito sofrimento, nunca tinha corrido durante tanto tempo, nem num percurso tão duro, mas, após as dores passarem, ficou a vontade de mais...
  • Vários Raid's BTT, entre os 55 e os 70km, sempre a fundo, com alguns a deixarem marcas no corpo, mas sempre a saberem muito bem, e uma sensação muito boa de chegar ao fim, extenuado, mas satisfeito
Por entre estas, e outras provas, sempre o bichinho da distância a falar mais alto, mas também sempre a sensação de que era possível mais. Correr mais tempo. Correr mais rápido. Chegar mais à frente. Acabar, sim, sempre, mas algo mais.

Competir. Sim, cada vez mais a vontade de competir.

Com isto, tornou-se óbvio que tinha que mudar algo.

Mudar de equipa, subir de nível, ambicionar mais. E é aqui que surge o Amiciclo de Grândola. E, após o triatlo de Setúbal, onde provei a mim próprio que era capaz e que sim, realmente queria mesmo o triatlo, meti mãos à obra, e defini como objectivo a curto prazo ingressar nesta equipa.
E cá estou. E o nível é outro, agora há quem ande muito mais que eu de bicicleta, há quem me faça um plano de treino diário, há quem acredite em mim... É muito bom.

Por isso, 2009 foi, àparte todas as experiências, provas, pessoas pelas quais passei, o ano em que descobri que nada me limita, apenas eu próprio, e que não tenho que ter medo de nada, é só arregaçar as mangas e atirar-me de cabeça, que vou conseguir.

E sem dúvida que o futuro vai passar pelo IRONMAN (3,8km swim + 180km bike + 42,1 run). Vai doer muito? Vai. Mas vou conseguir. 

It's never too late to start. It's never too late to dream. It's never too late to win.

Sem comentários: